1. Inizio pagina
  2. Contenuto della pagina
  3. Menu principale
  4. Menu di Sezione
  1. IT
  2. EN
  3. ES
  4. FR
  5. PT
  6. PL
Contenuto della pagina

Meditação kolbiana

Doar-se à Imaculada

 

  

 

Como vimos em nossa reflexão anterior, frei Maximiliano, para lá dos termos que ele usa para mostrar a sua disponibilidade em relação à Imaculada, o conceito de fundo que ele exprime é o do dom, dom total. Frei Maximiliano pretende fazer da sua vida um dom total para deixar-se transformar por Ela, para tornar-se Ela (cf. EK 508) e com Ela mergulhar no amor de Deus.

Para frei Maximiliano é preciso entregar-se à Imaculada totalmente até a oferta da própria vida. Mas não basta a oferta pessoal, porque o reino de Deus está sob ataque todos os dias: “Há muitas pessoas que ainda não conhecem a Virgem, não conhecem o Senhor Jesus. O que fazer? É preciso unir-se também na ação". Assim nasceu a Milícia: uma resposta de bem para o mal espalhado no mundo.

E eis Niepokalanow: "Precisamos trabalhar juntos, unidos, ordenados, em harmonia de mente e de ideais; este conjunto faz com que seja seguro, fácil, frutuoso o nosso trabalho" [1]. O que importa para frei Maximiliano é que cada membro do seu movimento expresse claramente e sem reservas a sua total e irrevogável pertença à Imaculada.

A doação de si nas mãos de Maria não aparece em São Maximiliano como uma realidade estática, mas dinâmica (cfr. EK 326). Ele quer pertencer totalmente à Imaculada para ser todo de Jesus: deixar-se transformar n’Ela, tornar-se Ela porque só "então as almas vão amar o SS. Coração de Jesus como nunca o haviam amado até aquele momento, uma vez que, como ela, vão mergulhar como nunca tinham feito, nos mistérios do amor: a cruz e a Eucaristia. O amor de Deus inflamará, através dela, o mundo; vai queimá-lo e ocorrerá a assunção das almas através do amor" (EK 991). 

Não se trata, portanto, de uma devoção genérica à Mãe de Deus, nem de uma imitação ocasional de suas virtudes e nem mesmo de um estar seguro, tranquilo, como crianças nos braços de sua mãe.

Para frei Maximiliano a consagração à Imaculada é uma peregrinação de fé com aquela que nos precede e nos guia; é dinamismo de luta contra o pecado, a mediocridade, a tepidez; é vencer com a Imaculada o obscuro fascínio do mal e viver a plenitude do amor. É uma autêntica espiritualidade, vivida não de uma forma desencarnada, mas como uma força explosiva que pode transformar a nós mesmos, o ambiente e o mundo de acordo com o plano original de Deus. "No ventre de Maria a alma deve renascer na forma de Jesus Cristo. Sobre os seus joelhos deve aprender a conhecer e amar Jesus. De seu coração deve haurir o amor para com ele, ou melhor, amá-lo com o coração dela" (EK 1295).

Esta espiritualidade definitivamente olha para cima: "o único desejo da Imaculada é elevar o nível de nossa vida espiritual às alturas da santidade" (EK 1220); por outro lado, no entanto, é uma espécie de plano inclinado que desce para derramar o amor recebido e transbordante nos corações dos irmãos. O fogo do amor de Deus arde no coração de frei Maximiliano: é um fogo que queima e não pode ser contido porque ele queima de amor, aquele amor que Deus derramou sobre ele e que ele, por sua vez, derrama sobre uma humanidade ferida e dilacerada, sobre cada pessoa que encontra em todas as esferas da vida.

Hoje frei Maximiliano convida cada um de nós a acolher Maria em nossas vidas, a nos entregarmos ao seu Coração Imaculado, e o faz com estas palavras: "Olhe para a sua mãe, mantenha os olhos fixos nela para se tornar como ela, ou melhor, para tornar-se ela hoje que fala, acolhe, oferece e se doa porque o homem se torna o que ele contempla, torna-se o que ele ama" [2] . "Refletindo como em um espelho a glória do Senhor, somos transformados - diz o apóstolo Paolo - naquela mesma imagem" (2 Cor 3:18).

A Mãe transforma quem a recebe em sua vida, quem não desvia o olhar dela. Uma vez transformados, nós também seremos presença de luz, presença de paz, em um mundo dilacerado por egoísmos refinados, onde não há lugar para a esperança e o amor. Neste mundo opaco, com contornos incertos, onde domina o mercado da indiferença, somos chamados a irradiar a transparência, a gratuidade, o altruísmo. O mundo de hoje, em suma, precisa da luz do Evangelho, de uma mãe que lembre aos seus filhos de confiarem-se ao seu Coração Imaculado, a fim de dar uma resposta de bem ao mal presente no mundo.

Até o Papa Francisco [3] , como frei Maximiliano, nos guia na mesma direção: depois de ressaltar que "o encontro com Nossa Senhora foi para os pastorinhos uma experiência de graça que fez com que se apaixonassem por Jesus", ele exortou os sacerdotes do Pontifício Colégio Português a ter acima de qualquer outro objetivo o de "conhecer e amar Cristo, procurando conformar-se cada vez mais com Ele até o dom total de si e nisso a devoção à Virgem Maria nos ajuda a sentir Deus como a realidade mais bonita da existência humana, porque Maria é uma terna e sábia mestra. Olhai para ela e deixai que ela olhe para vós, a fim de aprenderes a ser mais humildes e também mais corajosos no seguimento da Palavra de Deus."

Que o acolhimento de Maria nos leve ao seguimento de Jesus para conhecer as profundezas do seu coração, do coração da ternura e da misericórdia. Poderemos, então, experimentar o amor de Deus que consola, que perdoa e dá esperança; nós, por nossa vez, perdoados, perdoamos. Um grande testemunho é o que escreveu são João Paulo II a Alì Agca, o seu algoz, após o ataque: "Nem mesmo um episódio como aquele de 13 de Maio pode abrir um abismo entre mim e você."

Nós, consagrados ao Imaculado Coração de Maria, diante de um rosto que tanto nos faz sofrer, digamos: "Nem mesmo um episódio como o do dia em que você me fez sofrer tanto, pode abrir um abismo entre você e eu."

Angela Esposito, mipk

 
 

[1] Cf. EK 962.
[2] Cfr. EK 1210.
[3] Papa Francisco na audiência à comunidade do Pontifício Colégio português de Roma, 8 de maio de 2017.

 
 

Entregue a São Maximiliano Kolbe os seus desejos, sonhos e esperanças

 

Arquivo das meditações