1. Inizio pagina
  2. Contenuto della pagina
  3. Menu principale
  4. Menu di Sezione
  1. IT
  2. EN
  3. ES
  4. FR
  5. PT
  6. PL
Contenuto della pagina

Acenos biográficos

são Maximiliano Kolbe

Maximiliano Kolbe – nome de batismo Raimundo – nasce em 8 de janeiro de 1894 em Zdunska Wola, não muito longe de Lodz (Polônia), filho de Júlio e Maria Dabrowska.
Em sua adolescência, sente-se fascinado pelo ideal de São Francisco de Assis e entra no seminário menor dos franciscanos conventuais de Leópolis.
Depois do noviciado é convidado para ir a Roma, ao Colégio Internacional da Ordem, para os estudos eclesiásticos. No ano de 1915 consegue o diploma em filosofia e em 1919 em teologia.
Enquanto a Europa é atingida pela Primeira Guerra Mundial, Maximiliano sonha uma grande obra a serviço da Imaculada para o advento do Reino de Cristo. Na noite de 16 de outubro de 1917, funda com alguns companheiros a “Milícia da Imaculada”. A sua finalidade é a conversão e a santificação de todos os homens através da oferta incondicional à Virgem Maria.
Em 1918, é ordenado sacerdote e em 1919, completados os estudos eclesiásticos, volta à Polônia para iniciar, em Cracóvia, um trabalho de organização e animação do movimento da Milícia da Imaculada.
Como instrumento de ligação entre os que aderiram ao movimento funda a revista “O Cavaleiro da Imaculada”.
No ano de 1927, estimulado pelo notável aumento de colaboradores consagrados e pelo crescente número de pertencentes à M.I, transfere o centro editorial para Niepokalanów, ou “Cidade da Imaculada”, perto de Varsóvia, onde serão acolhidos mais de 700 religiosos que se dedicam à utilização de meios de comunicação social para evangelizar o mundo.
No ano de 1930, com outros quatro freis, parte para o Japão, onde funda “Mugenzai no Sono” ou “Jardim da Imaculada”, na periferia de Nagazaki, e imprime uma revista mariana. Esta “cidade” permaneceu intacta quando em 1945 explodiu, em Nagasaki, a bomba atômica.
Em 1936, volta para a Polônia, solicitado pelo crescimento da comunidade religiosa e pela expansão da atividade editorial: onze publicações entre as quais um jornal de grande repercussão na classe popular com uma tiragem de 228.560 cópias e o Cavaleiro com um milhão de cópias.
Em primeiro de setembro de 1939, estoura a Segunda Guerra Mundial. Também Niepokalanów é bombardeada e saqueada. Os religiosos têm que abandoná-la. Os edifícios são utilizados como lugar de primeira acolhida para fugitivos e militares.
Em 17 de fevereiro de 1941, Padre Kolbe é preso pela Gestapo e encarcerado na prisão de Pawiak de Varsóvia. Em 28 de maio do mesmo ano, é deportado para o campo de extermínio de Auschwitz, no qual lhe é dado o número 16670.

No fim de julho, um prisioneiro escapa. Como represália, o comandante Fritsch decide escolher dez companheiros do mesmo bloco, condenando-os injustamente a morrerem de fome e de sede no subterrâneo da morte. Com o estupor de todos e dos próprios nazistas, Padre Maximiliano sai das filas e se oferece em substituição a um dos condenados, o jovem sargento polonês Francisco Gajowniezek.
Deste maneira inesperada e heróica, Padre Maximiliano desce com os nove para o subterrâneo da morte, onde, um após o outro, os prisioneiros morrem, consolados, assistidos e abençoados por um santo.
Em 14 de agosto de 1941, Padre Kolbe termina sua vida com uma injeção de ácido fênico. No dia seguinte o seu corpo é queimado no forno crematório e as suas cinzas espalhadas pelo vento.
Em 10 de outubro de 1982, na Praça de São Pedro, João Paulo II declara “Santo” Padre Kolbe, proclamando que “São Maximiliano não morreu, mas deu a vida...”.

 
 
 
 
  • Jovem Estudante

    Desde a juventude, transparece em São Maximiliano um ânimo simples e humilde, revelando ...

  • Fundador da Milícia da Imaculada

  • Apóstolo

    São Maximiliano possui um ardente espírito apostólico que não conhece descanso ..

  • Fundador de Niepokalanów

    São Maximiliano Kolbe não guarda seu coração somente para si mesmo ...

  • Padre e formador dos frades

    Tendo voltado do Japão para a Polônia, Padre Maximiliano é nomeado Guardião ...

  • Missionário

    São Maximiliano Kolbe é um enamorado de Deus, da Imaculada ...

  • Místico e Mártir

    No dia 1º de setembro de 1939, a Alemanha declara guerra à Polônia e começa o avanço de suas tropas rumo à capital Varsóvia.